sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O senhor dos anéis

              Como escrever uma resenha sobre O senhor dos anéis quando quase todo mundo conhece a história? Até mesmo quem você menos espera  pode falar algo como "Frodo", "Smeagol", "anel"... Enfim, se você começar qualquer resenha, as pessoas irão passar para a próxima página sem dar atenção. Como explicar toda a profundidade da história?

              Então vamos do começo.

              "Num buraco no chão vivia um hobbit". Como agora finalmente todos sabem, a Terra-Média iniciou-se em O hobbit, uma história cheia de aventuras e tudo mais que os leitores de fantasia podem desejar. E então o conto ganha uma nova dimensão em O senhor dos anéis. O que antes era apenas um anel mágico se torna o artefato mais poderoso, e perigoso, de todo aquele mundo.

              Como o próprio Tolkien disse, O senhor dos anéis foi fruto da imaginação de um escritor que pretendia contar uma história realmente longa e que prendesse o leitor, não há nisso simbologias ocultas ou um relato camuflado da Segunda Guerra Mundial.

              Ainda assim, é possível notar quanto valor Tolkien atribui à amizade e ao poder de fazer o que é certo mesmo que não seja fácil. Além disso, é incrível perceber que em meio a grandes elfos, magos e herdeiros de tronos, é um simples e pequeno hobbit que assume a tarefa mais importante possível. Ele sacrifica sua vida para que as coisas que ele ama não sejam perdidas e no fim ele próprio está tão modificado que não pode mais viver serenamente no Condado. Quantas pessoas no Nosso mundo fazem isso?

               Se for para escolher uma cena dentre os três livros não escolherei a mais divertida ou a com mais ação, mas sim a cena que se aplica a todos nós, quando o Sam é tentado pelo anel em Mordor. É neste momento que ele percebe que por mais provocante que possa ser se tornar um senhor poderoso com um domínio gigantesco, tudo o que ele deseja é um pequeno jardim que ele possa cuidar com suas próprias mãos, sem depender de servos ou escravos para isso. Isso está longe de ser um complexo de inferioridade, é uma amostra de simplicidade e humildade.

              O que quero dizer com tudo isso é que, além de ser uma história incrível, envolvente e um exemplo sem par da grandiosidade da literatura fantástica, O senhor dos anéis é uma filosofia de vida. Uma maravilhosa maneira de entender isso é através da frase de outro escritor deste gênero, Lloyd Alexander:
"A fantasia dificilmente é um escape da realidade. É uma maneira de entendê-la".

2 comentários:

  1. Sei a tarefa que você queria cumprir ao fazer essa resenha, e definitivamente conseguiu. Está incrível. Não li Senhor dos Anéis, grave erro (haha), mas sinto que você capturou a essência não só desta obra, como de diversas outras, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente esta resenha estava há algum tempo em meus planos e finalmente consegui concluí-la. Estou realmente feliz de ter alcançado meu intuito!

      Excluir